NHL

|


A NHL (National Hockey League) é uma liga de hóquei no gelo, uma das mais conhecidas ligas de hóquei. Foi fundada em 1917 e é composta por 30 times. Os principais países que jogam esse esporte são Os Estado Unidos da América e o Canadá. Em um campeonato se tem no total 105 jogos, juntando a temporada regular, Playoffs e Copa Stanley. Os pontos são destribuidos em 2 pontos para quem ganha, 1 para quem perde nos penaltis ou prologamento e nada para quem perde emtempo normal.


A NHL é dividida em duas conferências (Leste e Oeste), e cada conferêcia é dividida em três grupos, com cincotimes cada. A conferência Leste é dividida entre as divisões: Atlântico: New Jersey Devils, New York Islanders, New York Rangers, Philadelphia Flyers e Pittsburgh Penguins. Nordeste: Boston Bruins, Buffalo Sabres, Montreal Canadiens, Ottawa Senators e Toronto Maple Leafs. Sudeste: Atlanta Thrashers, Carolina Hurricanes, Florida Panthers, Tampa Bay Lightning e Washington Capitals. A conferência Oeste é dividida entre as divisões: Central: Chicago Blackhawks, Columbus Blue Jackets, Detroit Red Wings, Nashville Predators e St. Louis Blues. Noroeste: Calgary Flames, Colorado Avalanche, Edmonton Oilers, Minnesota Wild e Vancouver Canucks. Pacífico: Anaheim Ducks, Dallas Stars, Los Angeles Kings, Phoenix Coyotes e San Jose Sharks.


A temporada regular ocorre entre outubro e abril. Nessa parte do campeonato são feitos 82 jogos, 41 em casa e 41 fora. Pelas regras atuais 32 jogos são feitos equipes da mesma divisão, 40 entre times de diviões diferentes mas da sua conferência e 10 de outra conferência. As Playoffs são feitas nos meses abril e maio logo após a temporada regular, elas são feitas em eliminiatórias de melhor-de-sete. Os times que marcaram mais pontos em cada conferência e os campeões das três divisões entram nas Playoffs, sendo no total 8 times participando, com o 1º colocado jogando com o com o 8º, 2º com o 7º e assim sucessivamente. Na segunda rodada os time são sortiados.

A parte final da NHL é chamada de Copa Stanley, os jogos são feitos entre os campeões das duas conferências, por volta do final de maio e do início de junho. Como nas Playoffs o jogos são decididos em melhor-de-sete

Bibliografia:

- http://www.wikipedia.org/

0 comentários: